Enem 2016: Inscrições para o exame começam nesta segunda-feira (09)

Estão oficialmente abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos têm até as 23h59 do dia 20 de maio para se inscrever

Por LARISSA CAVALCANTE DE OLIVEIRA
10/05/2016 ás 09h09 / Acessos: 3549

Estão oficialmente abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Os candidatos têm até as 23h59 do dia 20 de maio para se inscrever, exclusivamente pelo portal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

 

No primeiro acesso, os candidatos precisam ter em mãos o número do CPF e do documento de identidade (RG). Também é necessário informar um  e-mail válido, pois, através dele, o Inep enviará informações relativas ao Exame. No momento da inscrição os estudantes também devem informar o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).

 

Os estudantes que pretendem obter o certificado do ensino médio precisam indicar o interesse no ato da inscrição, escolhendo uma das instituições certificadoras estabelecidas pelo Inep.

 

Taxa de inscrição

 

A taxa de inscrição custa R$68. Os estudantes de escolas públicas que estiverem cursando a 3ª série do ensino médio são automaticamente isentos do pagamento. Os que forem isentos das taxas e não comparecerem para realizar as provas do Enem 2016 perderão a insenção do pagamento na próxima edição do Exame.

O valor poderá ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. 

 

Isenção

 

Para pedir isenção da taxa, o participante precisa, no momento em que estiver se inscrevendo no site, preencher o formulário de declaração de carência. A isenção é concedida àqueles com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa, conforme estabelecem os incisos I e II do parágrafo único do art. 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

 

Atendimento Especializado

 

No ato da inscrição, o candidato precisa informar se necessita de atendimento especial e de auxílio para fazer a prova. A regra se aplica aos deficientes, gestantes, lactantes, idosos e aos sabatistas, que terão entre os dias 1º e 8 de junho, para enviar o documento que comprova sua condição, pela plataforma do Inep. No documento deve conter o nome completo, o diagnóstico com a descrição do que motiva o pedido de atendimento especial e a assinatura de um médico ou profissional especializado, com seu CRM (registro no Conselho Regional de Medicina).

 

Prova

 

Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 (sábado) e 6 (domingo) de novembro. No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo as provas serão de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Nos dois dias, os portões serão abertos às 12h e se fecham às 13h, no horário de Brasília. O início das provas será às 13h30. Como nos anos anteriores, o candidato disporá de 4 horas e 30 minutos no primeiro dia e de  5 horas e 30 minutos no segundo.

 

Cartão de confirmação da inscrição

 

Assim como em 2015, o cartão ficará disponível no portal do Inep semanas antes das provas. O candidato ficará livre para escolher se imprime ou salva o documento, visto que a apresentação do mesmo não é obrigatória.

 

 

Programa Enem – “Chego Junto, Chego bem”

 

O Enem – “Chego Junto, Chego bem” é uma ação da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), criado em 2011, que tem como intuito apoiar os estudantes da 2ª e da 3ª séries, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos das escolas públicas, em sua preparação para o Enem.

 

O programa acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

  

Acesse: Fazer a Inscrição

 
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br



Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN