Enem Não Tira Férias: Com apoio de voluntários, ação favoreceu a preparação de 96 mil estudantes para o Exame

O projeto foi desenvolvido pelas próprias escolas, sob a supervisão das Crede e Sefor.

Por LARISSA CAVALCANTE DE OLIVEIRA
22/07/2016 ás 11h11 / Acessos: 81386

Após três semanas de atividades, entre aulões e práticas de produção textual, chegou ao fim, nesta quinta-feira (21), a ação "Enem Não Tira Férias", vinculada ao programa "Enem Chego Junto, Chego Bem", da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). A iniciativa foi realizada em 230 escolas da rede, proporcionando a 96 mil estudantes a oportunidade de aprimorar os conhecimentos durante o mês de julho. Professores, secretários de Estado e profissionais de diversos segmentos se disponibilizaram, voluntariamente, a dar aulas e palestras para os jovens.

 

O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou a participação dos diretores, coordenadores e professores voluntários na ação. "Toda a rede estadual esteve empenhada nesse trabalho. Os alunos têm que permanecer focados e empenhados nos estudos, para que, em dezembro, possamos celebrar a entrada de todos na universidade”, ressalta. O Enem 2016 está agendado para os dias 5 e 6 de novembro próximo.

 

O projeto foi desenvolvido pelas próprias escolas, sob a supervisão das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no interior, e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), na capital. As atividades aconteciam de terça a quinta-feira, sendo a quarta-feira dedicada às produções textuais. Nos demais dias, os alunos assistiam a aulões das quatro áreas de conhecimento abordadas no Exame.

 

Durante o período da ação, a página da Seduc no Facebook funcionou como principal canal de comunicação entre a Secretaria e os estudantes. Por meio da ferramenta, foram divulgados os temas da redação da semana e dicas de estudo, que eram compartilhadas pelos alunos, multiplicando o alcance dos conteúdos. Durante os meses seguintes, a página continuará a transmitir informações de interesse da educação.

 

 

Premiação

 

Os estudantes que tiveram presença em todos os momentos da ação e publicaram as três redações propostas ao longo do mês no portal Aluno Online, podem ser selecionados para um passeio cultural e de lazer em Fortaleza, no mês de agosto.

 

Em relação ao ano passado, houve aumento no número de alunos da 3ª série do Ensino Médio inscritos no Exame. São mais de 96 mil estudantes, o que equivale a 98,8% do total. Em 2015, esse número era de 97%.

 

 

ENEM CHEGO JUNTO, CHEGO BEM

 

O Enem não Tira Férias integra o projeto "Enem Chego Junto, Chego Bem", que tem como finalidade mobilizar e preparar os estudantes da rede estadual para fazer o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior. Ao longo do ano, a grande ação é planejada em seis etapas:

 

1 - documentação, destinada à organização dos documentos (escolas mobilizadas para assegurar obtenção da identidade e CPF) dos alunos do 2º e 3º ano para inscrição e realização das provas;

2 - inscrição (garantir 100% dos alunos inscritos no Enem);

3 - motivação (oferecer condições ao aluno de fazer boas escolhas, motivando-o e encorajando-o);

4 - preparação (ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes);

5 - Dia E - (incentivar a participação dos inscritos no Exame – transporte, hospedagem e pontos de apoio) - Este ano, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro próximo;

6 - ingresso (orientação para o acesso ao ensino superior).

 

É possível verificar que houve uma evolução no ingresso de alunos da rede pública cearense no Ensino Superior, por meio do SISU. Em 2007, 707 alunos foram aprovados para faculdades públicas. Esse número passou para 3.105 em 2014. Já a entrada na universidade pública ou particular através de vestibular ou do ProUNi saiu de 4.787 naquele ano e alcançou, em 2014, 11.403 alunos. Os números relativos ao Enem 2015 ainda serão divulgados pelo MEC.

 

 

 

 

22.07.2016

Assessoria de Comunicação da Seduc

imprensa@seduc.ce.gov.br



Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN