Terceiro simulado Hora do Enem começa em 3 de setembro

A prova ficará disponível entre o dia 3, às 8 horas, e o dia 10 de setembro, às 20 horas e é aberta a todos os interessados.

Por LARISSA CAVALCANTE DE OLIVEIRA
31/08/2016 ás 17h17 / Acessos: 128423

Estudantes de todo o Brasil poderão, a partir de 3 de setembro, fazer o simulado Hora do Enem, prova preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que é oferecida de forma gratuita. Será a terceira edição do simulado, que é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e desenvolvida pelo Geekie Games.

 

A prova ficará disponível entre o dia 3, às 8 horas, e o dia 10 de setembro, às 20 horas e é aberta a todos os interessados. Para acessá-la, os estudantes devem fazer um cadastro simples em www.geekiegames.com.br e ir à aba "Simulados". A prova poderá ser feita tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

 

O simulado é elaborado seguindo o mesmo formato de avaliação do Enem, e estrutura similar, reproduzindo a experiência de prova. Serão 80 questões, que deverão ser concluídas em até 4 horas seguidas.

 

Nessa terceira edição, 75% das 80 questões da prova serão inéditas. Ao concluir o exame, o aluno que realizar o simulado no smartphone poderá visualizar um ranking em que comparará a sua nota com a de outros estudantes que buscam o mesmo curso universitário. 

 

Assim como nos dois simulados anteriores, o estudante poderá verificar se atingiu a nota de corte semelhante à da universidade e curso que deseja estudar. Alunos do último ano do ensino médio das redes pública e particular podem também contar com um plano de estudos personalizado, com videoaulas, resumos e exercícios.

 

A plataforma permitirá ainda que professores e gestores da educação acompanhem o desempenho dos estudantes. Escolas e secretarias de educação receberão relatórios sobre a participação dos alunos, que enfocarão os resultados em cada uma das disciplinas presentes no simulado.

 

Outras edições 

 

As duas edições anteriores da Hora do Enem aconteceram em abril e maio (primeira) e junho e julho (segunda), e tiveram mais de 1 milhão de avaliações feitas.

 

Em ambas as edições, estudantes de todos os estados do Brasil participaram do exame, sendo que no primeiro simulado 85% dos alunos eram de escolas públicas e, no segundo, 80%.

 

Para conferir o relatório  com os número s da segunda edição do simulado, basta acessar: http://horadoenem.geekiegames.geekie.com.br/simulados2/.

 

A quarta e última edição em 2016 terá início em 8 de outubro, próxima ao Enem, que acontece em 5 e 6 de novembro.

  

 

Programa Enem Chego Junto, Chego Bem

 

O "Enem Chego Junto, Chego Bem" é uma ação da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), criado em 2012, que tem como intuito apoiar os estudantes da 2ª e da 3ª séries, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e egressos das escolas públicas, em sua preparação para o Enem.

 

O programa acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas; (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.

 


com informações AV Comunicação (assessoria@avcomunicacao.com) 
 

 

Assessoria de Comunicação da Seduc 

imprensa@seduc.ce.gov.br 



Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN