EEEP Júlio França, EEM Ronaldo Caminha e EEMTI Deputado Joaquim Correia são premiadas na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

Escolas da rede estadual do Ceará são destaque na FEBRACE 2019

Por CANIGGIA CARNEIRO PEREIRA
28/03/2019 ás 17h17 / Acessos: 8025

A EEEP Júlio França, de Bela Cruz, representará o Brasil na INTEL ISEF, considerada a maior feira de ciências do mundo, que acontecerá em maio de 2019, em Phoenix, nos Estados Unidos, com o projeto Endopiso, que transforma o endocarpo lenhoso do coco em um piso inovador, ecossutentável e de baixo custo. Na Febrace, o projeto desenvolvido pelas estudantes Cibelle Furtado e Nicolly Menezes e orientado pelos professores Francigleison Pontes e Fernando Nunes ganhou dois prêmios: o primeiro lugar na área de engenharia e o prêmio Petrobras, que oferece a oportunidade de conhecer o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes),  no Rio de Janeiro.

 

Os alunos José Guilherme Oliveira Matias e Yanne Lara Gurgel Pinheiro, ambos da 3ª série do ensino médio regular, conquistaram o 1º lugar em Ciências Biológicas e uma das credenciais mais desejadas pelos jovens pesquisadores: Intel ISEF. Defenderam com determinação o projeto Análise e desenvolvimento de interactomas sob estímulo por agrotóxicos: um estudo de processos biológicos e geração de doenças neurológicas por contaminantes agrícolas, que foi desenvolvido com o apoio da professora orientadora Sebastiana Vicente Bezerra e do universitário Helyson Lucas Bezerra Braz, da UECE – Campus de Limoeiro do Norte, coorientador do projeto que envolvia as problemáticas das comunidades do entorno da Chapada do Apodi. O resultado de tanto esforço e determinação não poderia ser outro: subiram quatro vezes ao palco da FEBRACE conquistando além do 1° lugar em bioquímica e biologia molecular pela SBBq, também o prêmio de melhor trabalho do Ceará e o 1° lugar em ciências biológicas. Vibraram mesmo com a conquista da Credencial para a Intel ISEF e vão em maio deste ano para Phoenix, Arizona, no Estados Unidos.

 

O projeto S.O.S Casa, da EEM Ronaldo Caminha Barbosa, de Cascavel, foi  premiado como Destaque em Tecnologia e Desenvolvimento Social. A professora Joseline Maria Sousa Nascimento e as alunas Cássia Xavier Batista e Maria Eduarda Oliveira Pessoa receberam certificados, livros sobre a Escola Politécnica e cartões de presentes para serem utilizados para aquisição de livros.

 

Mais 3 escolas da rede estadual também participaram do evento. A EEM Julia Alenquer Fontenele, de  Pindoretama, foi representada pelos alunos João Vitor Rodrigues Sousa e Ednildo Ferreira dos Santos e pelo professor Igor Costa Cajaty com o projeto BanCoP, na categoria Matemática.

 

Os alunos Carlos Henrique Praxedes Monteiro e Isaque Lima Almeida e o professor Sandro Costa Mesquita representaram a EEEP Pedro de Queiroz Lima, de Beberibe, com o projeto Auxílio para Deficientes Visuais, na categoria Ciência da Computação.

 

Da EEEP Francisco das Chagas Vasconcelos, de Santana do Acaraú, a professora Vanessa Serafim e as alunas Iara Kelly da Penha e Mariana Canafístula da Penha apresentaram projeto orientado pelo professor Glauber Oliveira. Para as alunas, o momento foi de rica experiência e aprendizagem, uma oportunidade de incentivar a pesquisa para os demais colegas da escola. “Foi espetacular. Conhecemos um mundo novo e percebemos a importância do conhecimento e onde ele pode nos levar. Voltamos com novas ideologias e com as mentes voltadas para novos horizontes”, relata a aluna Mariana Canafístula.

 

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP) de 19 a 22/04,  é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista por meio de uma grande mostra de projetos. A Feira assume um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico nas diferentes áreas das ciências e engenharia.



Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN