Gestão Pedagógica: primeiro dia de Seminário traz estratégias para avanço da aprendizagem

Seminário Internacional da Educação Básica

Por CANIGGIA CARNEIRO PEREIRA
26/08/2019 ás 08h08 / Acessos: 78

O primeiro dia do “Seminário Internacional de Educação Básica: Gestão Pedagógica e os Resultados da Aprendizagem”, realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) e o Instituto Unibanco, teve como foco a abordagem de estratégias e perspectivas para o avanço da aprendizagem. A secretária Eliana Estrela participou da abertura e do primeiro painel. Também estiveram presentes os secretários executivos Rogers Mendes, Jussara Batista, Márcio Brito e Rita Colares.

 

A iniciativa integra a agenda de trabalho da parceria do Instituto Unibanco com a Seduc, que adotou, desde 2012, a ferramenta “Jovem de Futuro” na rede estadual do Ensino Médio. Trata-se de uma estratégia de gestão para o avanço contínuo da educação, com foco na aprendizagem dos estudantes e sua permanência na escola.

 

Eliana Estrela ressalta que o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem é fundamental para que o Ceará continue sendo referência e supere os resultados já alcançados. “É muito importante essa ocasião para que a gente possa entender o que está sendo feito lá fora, além de transmitir o que o Ceará tem de bom. Tivemos um salto positivo no Ideb e não podemos cair, nem permanecer onde estamos. Precisamos avançar. E isso passa por cada um de nós. É um compromisso de todo o time que faz a Educação. Por isso, precisamos de motivação e credibilidade junto aos professores, que precisam ser valorizados, respeitados e reconhecidos, pois são eles que estão no chão da sala de aula”, observa a secretária.

 

Liderança

 

Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, reconhece o bom desempenho do Ceará na Educação e aponta caminhos para que os resultados melhorem ainda mais. “O Ceará é um estado que, ao longo dos últimos anos, vem fazendo um percurso consistente, que não cai nas armadilhas das falsas polarizações. Mas, pode caminhar de forma mais consistente, numa agenda de gestão para o avanço contínuo. A questão chave é a liderança efetiva, com direcionamento de futuro e desenvolvimento de pessoas, para que tenham compromisso e resiliência”, explica.

 

Ricardo defende, ainda, que é preciso tornar tangível a ideia de ter metas, para colocar em marcha processos efetivos de transformação. “Não nos basta a intenção de uma escola democrática e inclusiva. É preciso criar condições objetivas para isso, e para tanto, temos que ter metas”, conclui.

 

Eliana lembra que os resultados deste trabalho continuado farão a diferença na vida de milhares de pessoas. “Queremos ver o Ceará tendo sucesso não apenas para um ranking. O principal objetivo é fazer com que os alunos participem da escola, não abandonem os estudos e aprendam, construindo o seu conhecimento e realizando seus sonhos. Vamos sonhar e investir, assim, vamos conseguir. Nossa bandeira principal é o protagonismo estudantil”, argumenta.

 

Compartilhando saberes

 

Em seguida, o painel “Promoção da aprendizagem: estratégias e perspectivas” teve a participação do professor da Universidade de São Paulo (USP), Daniel Santos, para tratar sobre a relação entre o desenvolvimento socioemocional e o desempenho acadêmico, e do pesquisador da Universidade de Campinas (Unicamp), César Nunes, que discutiu a avaliação para a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

 

No período da tarde, o painel 2 abordou o tema “A importância da dimensão pedagógica da gestão – o valor da experiência”. Na ocasião, foram debatidas as experiências positivas de gestão na dimensão pedagógica com gestores do Ceará, Espírito Santo e Piauí.

 

Na sexta-feira, dia 23, os painéis contarão com a participação de pesquisadores internacionais, entre eles, Nuno Crato, da Universidade de Lisboa; Lynsey Gibbons, da Boston University; e Joana Rato, da Universidade Católica Portuguesa.



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