Inep promove encontro para capacitar coordenadores

Queremos que vocês nos ajudem a aperfeiçoar a etapa de aplicação do exame, no sentido de garantir um clima estável, de uma postura ética

23/06/2016 ás 09h09

Acompanhar a logística das aplicações dos exames e avaliações realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Essa é a missão da Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Educação Superior (RNIPFES). Na terça-feira, 21, em Brasília, o Inep promoveu encontro de capacitação para os coordenadores da Rede, com foco nos procedimentos de atuação em 2016.

"Queremos que vocês nos ajudem a aperfeiçoar a etapa de aplicação do exame, no sentido de garantir um clima estável, de uma postura ética que representa o Inep no momento da interação com os nossos jovens estudantes", destacou a presidente do Inep, Maria Inês Fini, na abertura do encontro.

Criada em 2011, a Rede vinha atuando na observação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste ano, passará também a acompanhar a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos, ressaltou o desafio que o Enem representa: "O exame cresceu muito. Nesta edição, são mais de 8,6 milhões de inscrições confirmadas para as provas que serão realizadas em 1,7 mil municípios".

Adesão — A participação na Rede é voluntária e ocorre por meio da adesão da instituição pública federal de ensino superior a edital de chamada pública. O mais recente foi lançado em abril, quando 89 instituições oficializaram a adesão para colaborar com o Inep.

A iniciativa tem por objetivo aperfeiçoar o monitoramento e o acompanhamento das pesquisas de desempenho de estudantes, das avaliações e dos exames voltados para a formulação de políticas e planos de ações de desenvolvimento da educação, por intermédio da observação in loco nos dias de aplicação dos exames e avaliações.

Após observar a adequação das ações e objetivos propostos nas avaliações, os integrantes da Rede (coordenadores, supervisores e agentes) produzem relatórios que subsidiam o Inep em melhorias nas avaliações posteriores.

Saiba quais instituições participam da RNIPFES

 

Fonte: http://goo.gl/lS1ViG



Secretaria da Educação do Ceará - Av. Gen. Afonso Albuquerque lima, s/n - Cambeba - Fortaleza - Ceará | CEP: 60.822-325
Governo do Estado do Ceará. Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por SEDUC / ASTIN